Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Ministério do Perdão

O irmão que peca contra outro

Mat 18:15 Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
Mat 18:16 Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.
Mat 18:17 E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.
Mat 18:18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.
Mat 18:19 Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus.
Mat 18:20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.

Jesus Cristo deixa claro que seu reino não é deste mundo, seus discípulos deveriam aprender este ensinamento do Mestre, Jesus mostra que o Cristão por vezes tem de perde em prol do Evangelho. Como Paulo afirma: “Não sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim!” Perder ou ser lesado e perdoar seja qual for a ofensa.
Escuto muitas pessoas e até crentes que não sabem o que é o ministério do perdão. Pedro desconhecia,  apoiava-se na lei que dizia: Olho por olho e dente por dente. Ele interpela o mestre em certa ocasião acerca de quantas vezes o irmão pecará contra nós no dia e teríamos de perdoar. Cristo mostra toda sabedoria que d’Ele provém e mostra a Pedro que o número de vezes independe o certo aprender a perdoar. O ministério de Cristo é de renúncia, nunca foi de facilidades e o perdão é algo que precisa ser aprendido e vivido entre nós!
O problema é como fazer isso! Cristo quebra paradigmas e ensina o perdão de forma bem clara e transfere a responsabilidade do culpado para o lesado, prejudicado, caluniado e humilhado. Se teu irmão pecar contra ti, vai até ele. Isso é um duro golpe em nossos ouvidos e orgulho. Como pode? Como entraria isso na cabeça de um esposo ou esposa traída? Como fazer um pai entender isso, após seu filho ser morto por uma bala perdida? Como viver esse ministério quando somos caluniados, difamados e lesados em nossa própria igreja?
A resposta está no texto, mas, além disso, e acima Cristo ensina que é preciso viver o ministério do perdão.  Fazer o que Pai faz conosco a todo tempo. Perdoa-nos mesmo sabendo Ele que daqui a poucos segundos repetiremos o mesmo erro! Quando negamos o perdão, guardamos mágoas e descontentamentos, quando não liberamos perdão, estamos assinando a nossa própria sentença. Falhamos, transgredimos e muitos pecados mais contra o Pai, ignorando o sacrifício de Cristo e a ação de orientação do Espírito Santo, transgredimos e amamos mais as trevas do que a Luz.
Versículo 18 deste capítulo resume o dever cristão de perdoar e não desculpar somente. Tudo que ligardes, o perdão está sendo liberado?
Desculpar é algo tão simples, mas o perdão é o que Deus faz conosco a todo tempo, Ele lança no mar do esquecimento. Significa que Deus não trás ao lume as nossas transgressões, o mesmo deveremos fazer com nossos devedores e difamadores. Perdoar é realmente um ministério a ser exercido pela sua igreja.
A falta de perdão trás mais conseqüências ruins ao que guarda a mágoa, pois fica um peso em seu coração, uma angústia. O coração não fica em paz, pois está negando-se a viver um ministério que é vivido acima de tudo com amor. O Amor é dom de Deus! Isso é o ponto alto dessa mensagem. Se não conseguimos perdoar, é sinal de que não vivemos o Amor. Paulo diz que o Amor não visa seu próprio interesse, ele é benigno e paciente. Tudo Suporta e tudo crê. O amor é um dom de Deus para exercermos o ministério do perdão e louvarmos sem hipocrisia, com verdade e Amor.
Reconsidere suas posições antes tomadas, liberte-se de toda a mágoa e angústia. Viva o perdão que Deus te deu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário