O irmão que peca contra outro
Mat 18:15 Se teu
irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir,
ganhaste a teu irmão.
Mat 18:16 Se, porém,
não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento
de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.
Mat 18:17 E, se ele
não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja,
considera-o como gentio e publicano.
Mat 18:18 Em verdade
vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o
que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.
Mat 18:19 Em verdade
também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito
de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai,
que está nos céus.
Mat 18:20 Porque,
onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
Jesus Cristo deixa claro que seu reino não é deste mundo,
seus discípulos deveriam aprender este ensinamento do Mestre, Jesus mostra que
o Cristão por vezes tem de perde em prol do Evangelho. Como Paulo afirma: “Não
sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim!” Perder ou ser lesado e perdoar
seja qual for a ofensa.
Escuto muitas pessoas e até crentes que não sabem o que é o
ministério do perdão. Pedro desconhecia,
apoiava-se na lei que dizia: Olho por olho e dente por dente. Ele
interpela o mestre em certa ocasião acerca de quantas vezes o irmão pecará
contra nós no dia e teríamos de perdoar. Cristo mostra toda sabedoria que d’Ele
provém e mostra a Pedro que o número de vezes independe o certo aprender a
perdoar. O ministério de Cristo é de renúncia, nunca foi de facilidades e o
perdão é algo que precisa ser aprendido e vivido entre nós!
O problema é como fazer isso! Cristo quebra paradigmas e
ensina o perdão de forma bem clara e transfere a responsabilidade do culpado
para o lesado, prejudicado, caluniado e humilhado. Se teu irmão pecar contra
ti, vai até ele. Isso é um duro golpe em nossos ouvidos e orgulho. Como pode?
Como entraria isso na cabeça de um esposo ou esposa traída? Como fazer um pai
entender isso, após seu filho ser morto por uma bala perdida? Como viver esse
ministério quando somos caluniados, difamados e lesados em nossa própria
igreja?
A resposta está no texto, mas, além disso, e acima Cristo
ensina que é preciso viver o ministério do perdão. Fazer o que Pai faz conosco a todo tempo.
Perdoa-nos mesmo sabendo Ele que daqui a poucos segundos repetiremos o mesmo
erro! Quando negamos o perdão, guardamos mágoas e descontentamentos, quando não
liberamos perdão, estamos assinando a nossa própria sentença. Falhamos,
transgredimos e muitos pecados mais contra o Pai, ignorando o sacrifício de Cristo
e a ação de orientação do Espírito Santo, transgredimos e amamos mais as trevas
do que a Luz.
Versículo 18 deste capítulo resume o dever cristão de
perdoar e não desculpar somente. Tudo que ligardes, o perdão está sendo
liberado?
Desculpar é algo tão simples, mas o perdão é o que Deus faz
conosco a todo tempo, Ele lança no mar do esquecimento. Significa que Deus não
trás ao lume as nossas transgressões, o mesmo deveremos fazer com nossos
devedores e difamadores. Perdoar é realmente um ministério a ser exercido pela
sua igreja.
A falta de perdão trás mais conseqüências ruins ao que
guarda a mágoa, pois fica um peso em seu coração, uma angústia. O coração não
fica em paz, pois está negando-se a viver um ministério que é vivido acima de
tudo com amor. O Amor é dom de Deus! Isso é o ponto alto dessa mensagem. Se não
conseguimos perdoar, é sinal de que não vivemos o Amor. Paulo diz que o Amor
não visa seu próprio interesse, ele é benigno e paciente. Tudo Suporta e tudo
crê. O amor é um dom de Deus para exercermos o ministério do perdão e louvarmos
sem hipocrisia, com verdade e Amor.
Reconsidere suas posições antes tomadas, liberte-se de toda
a mágoa e angústia. Viva o perdão que Deus te deu!

Nenhum comentário:
Postar um comentário