Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O nosso Papel

Minha pergunta: Como extinguir a miséria e a fome no mundo? Pergunta de fácil resposta aparentemente, mas muito complexa no que tange a solução prática. 
Se achas que um prato de comida é o suficiente para responder e um punhado de moedas para aliviar a miséria, estamos bem enganados! Não é só isso, mas amigos entendamos uma coisa: Por que darmos somente a comida e o socorro financeiro emergencial? Qual o benefício a longo prazo do bolsa família entregue pelo governo?
Acho que já passou da hora de entendermos que o mais importante não é dar o peixe ao que tem fome e não tem o dinheiro, mas dar a vara, o anzol e ensiná-los a pescar. 
O que mais frustra-me na sociedade, é que pensamos de forma imediatista sempre! Não resolvemos o problema! Será que ninguém no  planeta percebe isso? 


Bem, em termos reais, como resolver e qual o nosso papel em meio a tudo isso? Para resolver esses problemas, creio que seja necessários algumas ações da nossa parte. Fazer ações em nosso dia-a-dia que comumente passamos desapercebidos. 


Veja, uma criança em uma esquina de uma rua, pede de forma singela uma esmola e temos duas atitudes quase que automáticas:
- Coçamos o bolso; percebemos que temos moedas no bolso; escolhemos as menores moedas e "fazemos o nosso papel social".
- Coçamos o bolso; percebemos que temos moedas no bolso; pensamos que ela está trabalhando para algum explorador e mentimos: "não tenho"!


Pergunto: Qual das duas ações está errada? As duas, pois se doamos selecionando o que não nos faz falta, fazemos uma atitude completamente hipócrita! Se não damos ao alegar que ela trabalha para alguém, pré-julgamos, mentimos e não ajudamos em nada a situação da vida da criança!


O que fazer? Amigos, usar de carinho é a atitude mais nobre. Mesmo que não tenhamos sequer um centavo, lanço-vos um desafio: Faça um gesto de Carinho! Vale mais que qualquer quantia financeira.
Lembro-vos do episódio do coxo na porta formosa em Atos 3. Não resolveu o imediatismo que todos achariam necessário. Antes, tiveram a visão do que realmente precisava o coxo: Da cura não só física, como da cura espiritual. 


A salvação do coxo era o milagre mais importante da história em questão, assim como acabar com a fome e a miséria não é a solução, mas a salvação destas pessoas. 


Agir com carinho, ter um gesto de Amor, viver uma vida missionária e acima de tudo: Pregar o Evangelho em sua Essência, que é Jesus Cristo o Resgatador e Redentor da sua Igreja!

Phillipe Cunha

2 comentários:

  1. Que Seja o Apelo internacional! Um minuto de Amor!

    ResponderExcluir
  2. A questão é que a fome não pode esperar, Jesus costumava cumprir a questão social e espiritual também, o que não podemos é apenas ignorar, porque fomos chamados não para ficarmos no bem estar das quatro paredes, mas para levarmos o pão, o alimento, a palavra, acima de tudo o amor, o amor de Cristo. Para isso precisamos viver e andar como Ele.

    ResponderExcluir